A Densitometria introduzida na prática clínica há pouco mais de 40 anos teve um desenvolvimento tecnológico muito grande, e são várias as técnicas utilizadas para a medida da massa óssea. V ários métodos têm sido empregados no estudo quantitativo como: Densitometria por Single Photon (SPA), Dual Photon (DPA), Densitometria por RX Dual Energy (DEXA), Tomografia Computadorizada Quan¬titativa (QCT) e estudo por Ultrassom. A Sociedade Internacional de Densitometria Clínica (ISCD) elaborou em 2005, em Vancouver (Canadá) um consenso com outras sociedades internacionais a posição oficial do emprego da Densitometria, seus valores e os termos a serem usados. Em 2006 a Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica (SBDEN) referendada pelas sociedades afins (Sociedade Brasileira de Estudos do Metabolismo Ósseo, Colégio Brasileiro de Radiologia, Sociedade Brasileira de Reumatologia, Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetria, Sociedade Paulista de Geriatria e Gerontologia, Sociedade Brasileira de En¬do¬crinologia e Metabolismo), divulgou a posição oficial, pa¬dronizando a…
Mostrando mais uma vez o seu pioneirismo, o CRC acaba de inaugurar uma Unidade da Mulher, em sua sede no Casarão do Café. Um espaço exclusivo onde as pacientes realizam todos os seus exames, em um andar reservado, em ambiente único onde a paciente se troca apenas uma vez, utiliza a mesma sala de espera e onde só há mulheres.É um espaço multidisciplinar, onde após ser chamada para fazer a densitometria, a paciente volta para a sala de espera, realiza em seguida o ultrassom e por fim a mamografia, sem locomoções desnecessárias. Outra vantagem é que as mamografias são checadas pelo radiologista mamário no ato e se for necessário repetir o exame, já faz no mesmo instante, não tendo a obrigatoriedade da paciente retornar no dia seguinte. “A decisão de investir em uma Unidade da Mulher – destaca o Dr. Adilson Prando – está inserida nesta filosofia do CRC de…
A Medicina Fetal, uma das mais novas e promissoras especialidades médicas, mostra-se cada vez mais eficiente e consolida-se como importante recurso no atendimento à gestante e ao feto. O Centro Radiológico Campinas, valorizando a importância desta área da medicina, abriu espaço em sua sede, na Rua Andrade Neves e no Hospital Vera Cruz, para um Setor de Medicina Fetal, que tem a frente os Drs. Fábio Peralta e Aline Girotto Ricci. Nesta edição, Dr. Fábio fala ao CRC News sobre as inovações ocorridas no setor e as possibilidades que se abrem para um grande número de gestantes: “por muitos anos, a Medicina Fetal teve como principal objetivo o diagnóstico das malformações fetais, por meio da ultrassonografia. Quando uma enfermidade era diagnosticada, nenhuma intervenção era realizada para resolver o problema. Principalmente nos últimos 15 anos, esta situação tem mudado: uma grande evolução tecnológica ocorrida nos métodos de imagem tornou possível o…
A partir de 2008, o calendário passa a contar com o Dia Nacional da Mamografia, visando estimular a detecção do câncer de mama O Colégio Brasileiro de Radiologia concedeu ao CRC - Centro Radiológico Campinas o primeiro selo de certificado de qualidade em Mamografia Digital do Brasil. Trata-se da principal referência de padrão de qualidade conferido pelo órgão de maior peso em Radiologia e Diagnóstico por Imagem do país. Até o momento, mamógrafos que utilizam a tecnologia digital ainda não contavam com tal certificação, importante para que exista um rígido controle do padrão de diagnóstico por imagem, já que a mamografia e única arma exeqüível para o rastreamento do câncer de mama. Este ano o Senado aprovou o Projeto de Lei 7370/06, proposta apresentada pela deputada Maria do Rosário (PT-RS), e o calendário passará a contar com o Dia Nacional da Mamografia, que será comemorado no dia 5 de fevereiro,…